A praticidade e conforto do câmbio automático são itens indispensáveis a uma condução mais agradável e segura. Nesse quesito o item segurança é privilegiado uma vez que não é preciso tirar as mãos do volante para efetuar a troca de marchas.

A complexidade presente no câmbio automático requer profissionais especializados para fazer a sua manutenção e também maior tempo para o reparo adequado

Utilizar a tecnologia é excelente! Cabe ao condutor também prezar pela correta manutenção. Em relação a isso surge a dúvida: em que momento deve ser efetuada a manutenção do câmbio automático?

Elencamos os 05 sinais mais importantes que indicam a proximidade de manutenção do seu câmbio automático

1 – Luz do painel

O my friend — but it is too much for my strength — I sink under the weight of the splendour of these visions! A wonderful serenity has taken possession of my entire soul, like these sweet mornings of spring which I enjoy with my whole heart. I am alone, and feel the charm of existence in this spot, which1 – Luz do painelwas created for the bliss of souls like mine.

2 -Manutenções programadas não realizadas

Dentre os cinco sinais este vem a ser o mais importante: jamais negligencie as manutenções programadas do seu câmbio automático, pois a própria fábrica do veículo faz o cálculo mais adequado para identificar e reparar quaisquer situações que possam gerar problemas antes de haver maiores inconvenientes com o seu carro.

Dessa forma, as manutenções programadas no manual do fabricante são fundamentais para evitar indesejáveis problemas com o seu veículo e gerar maior economia ao evitar algum desgaste desnecessário dos componentes.

Quando realizada de forma preventiva a manutenção do câmbio automático será mais econômica e assertiva.

3 – Aquecimento além do normal

Esse ponto requer especial atenção, pois o calor gerado pelo superaquecimento caracteriza o principal responsável pela deterioração do sistema de câmbio. O principal sintoma é a presença de um odor adocicado proveniente da região da manopla e tende a ocorrer durante dias de muito calor ou viagens longas.


Apesar de não ser algo muito comum de ocorrer, ao perceber o superaquecimento o condutor deve parar o veículo imediatamente e aguardar até que ocorre o resfriamento do equipamento. Em seguida deve-se levar o carro até um profissional especializado para descobrir a motivação do calor excessivo e solucionar o mais breve possível.

4- Ruídos estranhos

Como boa prática de condução ao ouvir qualquer ruído estranho no funcionamento do veículo bom motorista deve trafegar o mínimo possível e levar o carro até um local especializado o mais breve possível para identificar a causa e corrigir.


Qualquer ruído estranho ou sensação de que há peças “raspando” umas nas outras é indicativo de que algo está errado. Como todo equipamento de elevado grau tecnológico o câmbio automático deve possuir um funcionamento silencioso.

5 – Câmbio patinando

Considerando a sua estrutura um câmbio automático não deve possuir esse tipo de situação. Em câmbios manuais poder ser mais usual ocorrer das marchas “patinarem” no estágio em que a embreagem está chegando ao fim.


No caso de surgir esse tipo de sinal no veículo a causa pode estar relacionada com a troca periódica de óleo, pois a deficiência nessa manutenção pode causar danos graves na pressão do óleo ou nas molas da válvula reguladora.