O bom funcionamento do sistema mecânico associado à economia de combustível está diretamente relacionado com essa prática básica de manutenção do veículo. A troca de óleo correta permite adequada lubrificação dos componentes e, dessa forma, evita atritos prejudiciais entre as peças do motor.

Separamos cinco pontos fundamentais para auxiliar na correta manutenção e garantir que o óleo seja trocado enquanto ainda possui qualidade e viscosidade adequada ao bom funcionamento do veículo.

1 – Faça escolha do óleo adequado ao seu tipo de motor

Para ter certeza do tipo correto deve-se consultar o manual do veículo. Esse procedimento reduz o consumo de combustível e garante melhor conservação das peças envolvida

2 – Preste atenção na quantidade e período de troca

O período de troca está especificado no manual do usuário e dura em média de 10 a 15 mil quilômetros rodados ou um período de seis meses de uso. No tocante a medição da quantidade alguns detalhes precisam ser observados: realizar com procedimento com o motor frio e o veículo em um terreno plano. Seguidas essas medidas deve-se procurar a vareta de medição que geralmente apresenta-se com um formato retangular ou circular de cor vermelha, laranja ou amarela. Por fim é preciso identificar o nível de óleo a partir das marcações (mínimo/máximo) na vareta de medição e drenar (caso esteja na posição máxima) ou repor o óleo (caso esteja no mínimo).

3 – Ao trocar o óleo troque também o filtro

Realizar a troca periódica do filtro evita que resíduos indesejáveis (resíduos que o óleo retira de algumas partes do motor) possam danificar outros componentes do veículo.

4- Fique atento a cor e viscosidade do óleo

Utilizando um papel toalha retire a vareta e observe a coloração do óleo: as cores preto ou marrom significam que já é hora de substituição. A viscosidade/textura deve ser analisada pela espessura: quanto mais espesso menor é a qualidade e indica o momento de realizar a troca.

5 – Observe o prazo de validade do óleo

Essa validade não está relacionada com a data de fabricação do elemento viscoso e possui variação de acordo com o tipo de óleo e o contato com o motor. O tempo médio é de 01 ano para o contato do óleo como motor. Excedido esse período pode ocorrer oxidação e danos aos componentes do motor, o que influencia no consumo de combustível e na vida útil do motor.

Para manter em dia a manutenção do seu veículo siga as orientações acima e procure uma oficina especializada para ter a certeza de que o trabalho está sendo realizada de forma correta.