Na hora de adquirir o modelo do seu carro é imprescindível distinguir um câmbio CVT de um câmbio automático. Não há a necessidade de conhecer o funcionamento de uma transmissão. O importante é fazer a sua compra sem dúvidas sobre o tema.

Em ambos os sistemas (CVT ou automático) a intervenção do motorista é desnecessária, o que torna a viagem mais agradável. Mas qual é a real diferença entre essas duas tecnologias de transmissão?

O que é e como funciona um câmbio CVT?

Devido a sua estrutura o câmbio CVT costuma economizar mais combustível se comparado ao câmbio automático. Tal situação é decorrente da variação de possibilidades nas relações de transmissão que, por não possuir um número definido de engrenagens e nem polias ou correia fixas permitem infinitas variações durante o trajeto percorrido.

Nesse ponto reside a principal diferença em relação ao câmbio automático: a inexistência de engrenagens. Ao invés destas há as polias conectadas.

Devido a sua estrutura o câmbio CVT costuma economizar mais combustível se comparado ao câmbio automático. Tal situação é decorrente da variação de possibilidades nas relações de transmissão que, por não possuir um número definido de engrenagens e nem polias ou correia fixas permitem infinitas variações durante o trajeto percorrido.

Como opção mais sofisticada e esportiva há, em alguns modelos, uma estrutura de aletas posicionadas atrás do volante (paddle-shifts) ou no próprio câmbio que simulam a mudança de marchas. Esse modelo de tecnologia também é utilizado nos veículos de Fórmula 1 e trazida para alguns modelos esportivos.

O que é e como funciona um câmbio automático?

Nesse modelo de câmbio possui um número definido de marchas que funcionam a partir de um sistema hidráulico que determina a marcha necessária a partir das condições de pressão apresentadas. A conhecida “posição D” de marcha representa a simplificação de um complexo sistema de engrenagens que utiliza diversos sensores para determinar as variações necessárias ao aumento do torque de aceleração fazendo com que as engrenagens atuem sob a pressão interna do óleo e possibilitem que o motor trabalhe em rotações mais reduzidas.

A relação de economia está vinculada as rotações por minuto (rpm) do motor

Diferente do câmbio CVT a economia é resultado da harmonia das rotações por minuto (rpm) do motor na medida em que procuram manter a potência ao determinar o momento de mudança as marchas utilizando a força necessária para movimentar as engrenagens em um rol estreito de velocidades.

Qual a melhor opção no momento de adquirir meu veículo?

As característica inerentes ao modelo CVT oferecem melhor economia de combustível em especial na cidade devido a capacidade de contínua alteração da relação de transmissão. Dessa forma, independente da velocidade do motor a eficiência máxima sempre será alcançada, pois não haverá redução brusca de marcha para buscar potência adicional e, assim, permite a realização de um percurso mais suave na medida em que a transmissão nunca muda.

Diante de situações em terreno íngremes ou necessidade de arrancada há uma peculiar facilidade atribuída a ausência de engrenagem o que permite uma transmissão variável capaz de encontrar e manter a “marcha ideal” com  o torque mais adequado a cada situação.

Temos a certeza de que você apreciou esse texto. Para manter-se sempre informado e descobrir o melhor potencial de seu veículo acompanhe nossas publicações aqui no blog.

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