De um modo geral os motores são formados por 04 cilindros. Carros esportivos podem possuir mais cilindros ordenados em “V” (motores V6 ou V8). Associada com a configuração dos cilindros está potência do motor (1.0 /1.5 / 2.0) que identifica o volume total para os seus cilindros, dessa forma, o carro 1.0 possui 1 litro de volume total para os seus cilindros, o carro 1.5 possui 1,5 litros de volume total e o carro 2.0 possui 2 litros de volume total para os cilindros.
A relação de “cavalo vapor” ou potência identifica a rapidez com que o motor é capaz de realizar trabalho e, assim, ganhar energia cinética (energia de movimento) atingindo velocidades maiores. Os cavalos de potência referem-se a potência máxima que um veículo consegue alcançar e não o tempo para chegar de zero Km a 100 Km (potência média). Para atingir a potência máxima o veículo já deve estar em movimento. Dessa forma, quanto maior a força que o motor aplicar sobre o veículo, maior será a velocidade atingida.
Para um melhor entendimento a cilindrada tem a ver com o volume do motor e a potência está relacionada com a força e a velocidade que esse carro poderá alcançar ao realizar um trajeto. Assim, quanto mais potente um motor, maior será a velocidade que o veículo poderá atingir.
No que se refere ao torque tem-se o poder que uma força tem de para provocar o giro de um objeto em torno de um determinado ponto. No caso de um veículo, para que ocorra o movimento, é necessário provocar o giro na roda. De acordo com a estrutura de um veículo, para que a roda gire é necessário fazer o Virabrequim girar. O Virabrequim representa o sistema de alavancas dentro do motor que irão empurrar o pistão na medida em que o veículo faz o movimento. O processo de giro da roda pode ser entendido como torque. Veículos de passeio ou esportivos, em geral, possuem um motor com maior potência. Já os veículos que fazem o transporte de carga (camionetes, caminhões, etc.) devem possuir um motor com maior torque para realizar a tarefa pela qual foram projetados.