A praticidade e conforto de um câmbio automatizado são fundamentais para uma viagem mais tranquila e agradável. No entanto, faz-se imprescindível saber distinguir os diferentes tipos de câmbio automático existentes no Brasil.
Ao substituir o tradicional pedal da embreagem por uma tecnologia mais aperfeiçoada vários detalhes devem ser analisados para poder definir vantagens e desvantagens de cada modelo e, principalmente, garantir a melhor opção para o seu bolso e para o bom funcionamento do veículo.
Na prática pode ser mais desafiador distinguir a diferença entre os tipos de câmbio devido a complexidade existente em cada tecnologia. Vamos demonstrar as vantagens e desvantagens de cada modelo.
Câmbio CVT (Transmissão Continuamente Variável)
Utiliza um conjunto de polias interligadas que dispensam o uso de engrenagens e interliga diretamente eixo e motor do veículo. Dessa forma possibilita uma grande variedade de opções para troca de marchas e faz o aproveitamento máximo da potência do motor.
Vantagens
– Maior suavidade e desempenho na condução do veículo;
– Menor consumo de combustível;
Desvantagens
– Elevados custos de aquisição do veículo, sendo o mais caro dos câmbios;
– Elevado custo de manutenção (somente mão de obra especializada) e troca regular do filtro de óleo;
Câmbio Automatizado de dupla embreagem
Devido a estrutura de dois discos onde um menor faz trabalhar as marchas ímpares e outro maior é responsável marchas pares + marcha ré proporciona menor tempo na troca de marchas, pois enquanto uma está engatada a marcha seguinte já está pré-engatada.
Vantagens
– Maior agilidade na passagem de marchas;
– Menor consumo de combustível;
Desvantagens
– Elevados custos de aquisição do veículo e manutenção da transmissão;
– Elevado custo de manutenção (somente mão de obra especializada);
Câmbio Automático
Possui seu sistema de funcionamento galgado em engrenagens e discos que se inter-relacionam para trazer o resultado de automação das marchas desejado.
Vantagens
– Maior suavidade no momento da troca de marchas e inexistência de “solavancos” se for realizada erroneamente uma troca de marcha também ausência de problemas na caixa de transmissão;
– Maior durabilidade dos componentes se comparada a outros modelos de transmissão.
Desvantagens
– Elevados custos de manutenção;
– Elevado consumo de combustível devido ao tempo necessário para a troca de marchas.