Quanto maior a tecnologia presente em um carro, maior vem a ser os componentes elétricos e eletrônicos. Toda a parte mecânica é importantíssima, contudo, panes elétricas podem deixar o carro imobilizado por algum tempo.
Para diminuir os riscos de ter um pane elétrica em um momento indesejado e não poder realizar o que gostaria com seu veículo preparamos 07 pontos importantes para se tomar a atenção:
1 – Ao realizar a partida aguarde o tempo de 10 segundos
O hábito de rodar a chave e já dar a partida pode causar problemas em seu carro. Isso ocorre devido ao modo de funcionamento de inicialização de alguns sistemas (elétricos, ignição, injeção, eletrônicos) possui um tempo médio de 5 segundos a 10 segundos. A falta dessa espera mínima pode causar problemas, pois alguns elementos (ar-condicionado, faróis, rádio, limpadores de para-brisa, etc.) se ligados previamente acabam gerando uma corrente desnecessária do sistema elétrico e gerando a sobrecarga no sistema elétrico.
Mesmo sem ter consciência disso o próprio motorista acaba gerando a pane elétrica ao dar a partida com diversos periféricos acionados simultaneamente. A pressa ao sair associada a ação de inserir a chave na ignição e girar de uma só vez ocasiona um pico de energia tão grande que pode queimar alguns fusíveis do veículo, como por exemplo, da luz de freio e do rádio.
Esse é um pequeno detalhe que faz toda a diferença na vida útil dos sistemas e periféricos com a preservação do sistema elétrico e economia para o motorista com a menor frequência de troca dos dispositivos.
2 – Antes de dar a partida desligue os periféricos do carro
Complementando a orientação anterior, ao desligar os periféricos é reduzida a quantidade de corrente necessária, pois somente o motor precisa de uma carga grande de corrente e, consequentemente, exige bastante da bateria que deve estar livre e disponível para atender a essa demanda. Esse procedimento simples preserva os dispositivos e periféricos do seu veículo.
3 – Em modelos bicombustíveis mantenha o reservatório de partida a frio abastecido
A oscilação de temperatura, principalmente quando utilizado etanol no veículo faz aumentar o tempo de funcionamento do motor de partida que pode chegar até a 30 segundos. Em dias com baixas temperaturas o funcionamento com etanol torna-se mais demorado o que ocasiona um alto consumo da bateria.
Nessa situação faz-se imprescindível maior atenção do condutor sobre a parte elétrica do veículo para evitar danos e sobrecarregamento da parte elétrica. Para melhorar essa situação é aconselhável manter gasolina aditivada no reservatório de partida a frio com o intuito de acelerar o tempo de acionamento do motor de partida.
4 – Ao desligar o motor também desligue o sistema elétrico
A atenção a esse item pode aumentar a vida útil da bateria. Como sugestão, após 30 minutos dos periféricos funcionando com o motor desligado deve-se ligar pelo menos 05 minutos o motor. Cada equipamento faz o consumo de uma carga específica, dependendo do periférico pode ocorrer uma descarga precoce da bateria e a necessidade de sua substituição por uma nova.
5 – Tenha atenção as especificações antes de instalar os periféricos
Cada componente necessita de um tipo específico de material e profissionais com o conhecimento e os materiais adequados para a sua instalação. A aparente economia inicial em mão de obra e materiais pode custar caro a longo prazo, pois aparelhos complexos (tweeter, alto-falantes, faróis de xenon, LED, etc.) necessitam de materiais com espessura e dimensões próprias e a inserção inadequada pode causar danos a todo o sistema elétrico.
Quanto mais sofisticado o equipamento mais especializado deve ser o profissional para poder realizar um trabalho adequado.
6 – Realiza a troca periódica da bateria
Em média a bateria deve ser trocada a cada 02 anos, mas pode variar de acordo com a capacidade (amperagem) e quantidade de itens alimentados pelo sistema. Não é aconselhável colocar uma bateria com uma amperagem maior do que a original, pois ao invés do sistema ficar com uma boa “sobra de carga” vai ocorrer a sobrecarga do sistema de tensão e possível queima de fusíveis e mau funcionamento como um todo.
O ideal é utilizar baterias com a mesma especificação de fábrica.
7 – Substitua as lâmpadas queimadas imediatamente
Dispositivos queimados (lâmpadas, lanternas, faróis) tendem a consumir energia desnecessariamente e causar fuga de energia com possível sobrecarga do sistema elétrico e consumo da energia da bateria.
Baterias que costumam descarregar com frequência possuem em geral fuga de energia. Assim, o sistema elétrico deve estar fechado: sem fios abertos, conectores expostos ou terminais desconectados.
Sanar o mais breve possível problemas com lâmpadas queimadas, por exemplo, evita a fuga de energia e eventuais problemas futuros em outros lugares relacionados pela corrente elétrica.