Com tecnologia diferenciada esse modelo de câmbio conta com gerenciamento eletrônico para o controle de seleção de marchas. Para tanto há um sistema sequencial estruturado por 01 marcha ré e 04 marchas à frente. Essa estrutura define o câmbio AL4 como um sistema de 04 velocidades disponível nos modelos Renaults, Citroens e Peugeots.
Características negativas da tecnologia:
– Componentes mais frágeis se comparados com outros modelos de câmbio.
– Entrada em modo de emergência – ocorre quando o câmbio só consegue engatar a terceira marcha e possível causas vem a ser falhas no fluido.
– Ocorrência de “Derrame” – ocorre quando os anéis de vedação não estão funcionando e requer a troca do Kit de vedação.
– Presença de “Trancos” – ocorre no momento de troca de marchas e indica mau funcionamento do sistema de câmbio
– Perda de tração – ocorre quando o veículo apresenta sinais de estar “patinando” e indica desgaste dos componentes internos.
– Constantes manutenções – essa característica torna esse modelo de câmbio conhecido pelos mecânicos
Para evitar situações indesejadas com seu câmbio automático e economizar na manutenção procure seguir as orientações abaixo:
Tenha atenção a sequência correta do seu câmbio:
P – Parking (estacionar)
N – Neutral (neutro ou ponto morto)
R – Reversing (marcha ré)
D – Drive (dirigir)
Ao realizar o procedimento de troca de posições corretas e, se mesmo assim, o sistema de câmbio do seu carro apresentar algum dos sintomas a seguir procure o mais breve possível uma oficina especializada: barulhos estranhos, acionamento da luz de emergência, presença de trancos, impedimento de realizar a trocar de marchas ou qualquer funcionamento estranho. Lembre-se que a demora na manutenção pode significar maior prejuízo futuro.
De forma análoga a outros sistemas de embreagem o modelo de câmbio AL4 tem sua vida útil vinculada a um cuidado criterioso na troca do seu fluido que, em média, dura entre 40 a 60 mil quilômetros. A despeito das características negativas esse modelo de câmbio costuma cumprir adequadamente a missão pela qual foi projetado. O ponto a ser analisado é se esse modelo de câmbio atende a sua necessidade.