O constante crescimento pela busca de veículos com câmbio automático permite intuir a utilização do câmbio tradicional para condutores mais tradicionais ou experientes no trânsito. Contribuindo com esse novo gosto do consumidor está a redução dos valores, pois se a um tempo passado o câmbio automático representava um item de luxo presente em carros com padrão mais elevado atualmente pode ser encontrado em veículos chamados populares.

Para você que já possui um carro com câmbio automático ou que pretende adquirir um leia com atenção esse artigo para poder usufruir na sua totalidade da tecnologia oferecida.

Em um veículo com câmbio automático tanto a velocidade quanto o torque do motor são controlados de forma automatizada

O vem a ser um câmbio automático e quais os principais modelos ofertados?

Basicamente um câmbio automático, como o próprio nome faz menção, é um sistema de tecnologia que efetua de forma automatizada a troca de marchas sem a necessidade de intervenção do motorista.


No Brasil são ofertados 04 tipos de câmbio automatizado: câmbio automático, CVT, câmbio automatizado de embreagem simples e câmbio automatizado de embreagem dupla.


Leia nosso artigo sobre Câmbio Automático: quais modelos há no mercado?” e saiba mais detalhes sobre cada uma das tecnologias.

Como é o uso na prática do Câmbio Automático?

A ideia de conforto e praticidade foi alcançada com esse sistema automatizado que faz passar despercebida a troca de marchas do veículo. Como dificuldade pode surgir a dúvida em relação as siglas/letras presentes na caixa de câmbio, portanto, apena memorize a sequência a seguir:

P – Park (estacionado ou parado)
N – Neutro ou ponto morto
R – Ré
D – Drive (dirigindo)

Para preservar seu sistema de câmbio e evitar quebrar o sistema de transmissão é importante, quando o veículo estiver em movimento, não engatar a marcha ré.

Para complementar esse artigo preparamos algumas dicas incríveis para tornar a sua condução mais tranquila e agradável:

• O início do seu trajeto é realizado com a posição D. Nesse ponto o câmbio irá acionar o acelerador e o veículo começa a se movimentar;
• Se desejar estacionar posicione na sigla P.
• Ao parar o veículo posicione o câmbio no N;
• A marcha é engatada ao movimentar a alavanca do câmbio para a posição R e, por segurança, acionar o freio;
• Durante o trajeto é recomendável conduzir o veículo com o câmbio na posição D.