O consumidor brasileiro está despertando para as vantagens e praticidade da excelente tecnologia desse sistema automatizado de troca de marchas. Pensando no melhor aproveitamento da tecnologia presente no câmbio automático preparamos 07 importantes dicas para gerar a sua satisfação com uma ótima experiência. Leia com atenção e aproveite o seu câmbio:

1- Prevenir sempre é a melhor opção

Garantir uma vida útil mais duradoura para a transmissão automática, com uma lubrificação adequada, tem ligação direta com o cuidado nas revisões periódicas presentes em tabelas específicas de manutenção do manual do proprietário, em especial ao que se refere a troca do filtro de óleo e fluído hidráulico.

2 – Ter atenção para mudanças anormais no funcionamento

A percepção do condutor ao correto funcionamento do automóvel é fundamental para evitar danos indesejados. Dessa forma, situações como ruído estranho, trancos, demora na troca de marchas, etc. são sinais de alerta e indicam a necessidade de levar o automóvel imediatamente para a revisão em oficina especializada.

3 – Ao fazer, faça bem feito

Ao realizar a manutenção do veículo não se deve pensar em economia, pois a economia momentânea causará gastos indesejados a longo prazo visto que uma peça com mal funcionamento pode danificar outras. Dessa forma, durante a revisão faça a troca completa de todos os componentes desgastados

4 – Aplicar atenção redobrada a vazamentos

Todo e qualquer vazamento deve ser solucionado o mais breve possível uma vez que a perda de óleo, por exemplo, provocará a falta de lubrificação e com isso desgaste e danos irreversíveis a diferentes componentes.

5 – Cuidar a arrancada em locais íngremes

O esforço exigido nesse tipo de terreno exige cuidados importantes para evitar o desgaste prematuro de alguns componentes do sistema de transmissão. O  ideal é utilizar a posição “1” ou “S” (dependendo do modelo da câmbio) evitando a utilização da posição “D”, a qual poderá causar patinação dos discos internos do câmbio.

6 – Revisar periodicamente os freios ABS

Além de garantir maior segurança ao transitar com o veículo o cuidado de realizar a troca do fluido de freio a cada 10 mil KM ou 12 meses permite uma maior vida útil e funcionamento em perfeitas condições.

7 – Ter um local de confiança para atender seu veículo

Há diferentes sistemas eletrônicos e uma complexa engrenagem de funcionamento do sistema de câmbio automático. Devido a isso, é imprescindível escolher uma oficina especializada e com experiência nessa tecnologia. Através dessas dicas temos o intuito de esclarecer valiosos pontos de usabilidade do seu câmbio automático e melhorar assim a sua experiência com a tecnologia. Dessa forma seu automóvel poderá apresentar um excelente funcionamento com o benefício de prolongar a vida útil do seu câmbio automático.