Dentre as marcas presentes no Brasil podemos destacar Toyota, Nissan, Peugeot Hyundai, Mitsubishi, Kia, Citroën e Honda como diferenciais no mercado seja por sua tecnologia, seja pela ausência de uma grande variedade de modelos populares, modelos com baixo custo de aquisição ou ainda ultrapassados.

O que realmente seduz o consumidor em modelos de carros premium a pagar até o dobro do preço? Há várias respostas para esse questionamento, contudo, tecnologia e desing são atributos inerentes em todos os modelos premium. Associado a esse quesito existem vários benefícios subliminares que transitam desde o status da marca até o tratamento recebido na concessionária durante uma revisão de rotina.

Para saber com detalhes o que define um carro premium e conhecer os seus benefícios leia atentamente esse artigo.

Definição de Carros Premium:

O ponto chave vem a ser a relação da marca com o cliente. Não se trata de poder “levar o condutor” de um lugar para o outro em curto espaço de tempo. A viagem precisa ser uma experiência excelente e agradável, pois o foco principal está na satisfação do cliente.

Em todos os objetos fabricados (eletrônicos, vestuário, automóveis, etc.) há marcas mais requintadas e elegantes as quais, são consideradas como “marcas superiores” pelos clientes. No ramo automobilístico pode-se citar desde exemplos como Mercedes, Volvo, Jaguar, Audi, BMW até marcas com valores finais mais expressivos como Lamborghini , Porsche e Ferrari.

As possíveis a falhas de produção também podem ocorrer nas marcas renomadas (Volvo, Toyota, Audi Q3, BMW X1, etc.). No entanto, há diferenciais que causam uma certa sedução nos consumidores e compensam o diferencial de valor investido para adquirir aquele bem. Estamos falando novamente da relação como o cliente.

Dentre as várias características de um veículo premium: prazo estendido da garantia, os cavalos de potência, perfume diferenciado do ar condicionado, a câmera de ré, etc. há um elemento fundamental na decisão de compra: a opinião de outros consumidores sobre a marca. Esse elemento fundamental supera inclusive robustas e onerosas propagandas da marca. Um dos lugares em que uma marca premium dificilmente estará é no PROCON. Há um esforço maior por parte dos representantes da marca para solucionar o mais breve possível problemas casuais. Afinal, a reputação da marca e o esforço para que os clientes tenham orgulho de fazer parte do seleto grupo que detém aquela marca é um elemento crucial para manter elevada a satisfação do cliente.

O que deve ser levado em conta na hora de decidir adquirir um carro premium?

Como uma máxima do marketing está “criar necessidades” nos consumidores. Dessa forma, a decisão de comprar sempre passa por esse crivo: qual é a minha necessidade. Associado a esse fator está o elemento sentimental: a compra ocorre geralmente por fator emocional e não racional. O simples fato de sentir-se mais seguro (dificilmente passará por imprevistos indesejados) associado a algumas comodidades extras que tornam o percurso uma “viagem mais agradável” são elementos emocionais fundamentais. Como diz uma frase conhecida: “pagar para não se incomodar”.

Em sua estrutura os carros premium contam com um design mais arrojado, acabamentos melhor projetados, excelente variedade de equipamentos e uma mecânica diferenciada que traz consigo maior confiança e modernidade. Ao comparar alguns modelos podemos perceber as diferenças:

O modelo BMW 320i desponta como o carro premium mais vendido no território brasileiro. A faixa inicial de preço é de R$ 253.950. Para justificar o investimento há ar-condicionado automático digital de três zonas, piloto automático, faróis full LED, motor 2.0 turbo de 184 cv e 30,6 kgfm, além de rodas de 18 polegadas e bancos com ajustes elétricos. Com custo benefício semelhante há o Volkswagen Jetta GLI que possui preço inicial de R$ 192.750 e se apresenta como um sedã de marca tradicional equipado, com bancos elétricos, piloto automático, motor 2.0 turbo de 230 cv e 35,7 kgfm, bancos dianteiros com resfriamento e aquecimento, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros e carregador wireless.

Em termos de tecnologia e conforto os carros premium não possuem muitos diferenciais em relação modelos de marcas mais tradicionais. Ao optar pelo modelo Jetta GLI ao invés do BMW 320i há uma economia de quase R$ 60mil, contudo, essa não vem a ser a principal diferença. A real diferença possivelmente será sentida no atendimento pós-venda. Aqui vale o questionamento: desejo pagar mais para ter uma experiência diferenciada como cliente?