Em situações de risco ou colisão eminente os freios tem uma ação fundamental. Dada a sua importância a sua manutenção preventiva em hipótese alguma deve ser negligenciada. A ideia de que os freios devem ser verificados somente em caso de falha constante ou apresentação de algum problema pode ocasionar acidentes.

A correta manutenção dos freios necessita seguir alguns itens importantes:

  • Evite fazer retífica dos discos – esse procedimento pode agravar a situação e causar problemas futuros maiores. O ideal é a substituição da peça danificada por uma nova, pois a diferença de valor entre retificado e novo é pouca.

  • Realize a substituição das pastilhas de freio – a orientação padrão sobre um prazo específico varia de acordo com o uso do veículo pelo condutor. Dessa forma, ao verificar que as placas de travão devido a utilização apresentam pouca aderência (o que diminui a fricção com o disco de freio) devem ser substituídas imediatamente.

  • Procure oficinas de confiança – a busca de empresas credenciadas, vinculadas à montadora, com boa reputação ou que ofereçam garantia é a melhor opção.

  • Preste atenção a fluido de freio – o ideal é a observação a cada 30 dias do nível do fluido para garantir que pela viscosidade adequada do fluido a força da frenagem seja transmitida aos pneus.

  • Dê preferência para peças originais – peças paralelas e com menor custo podem trazer problemas de funcionamento e ocasionar acidentes. O valor maior das peças originais se justifica pela maior durabilidade das peças.

A melhor maneira de realizar a correta manutenção é criar o hábito de verificar o conjunto de freios com periodicidade e cautela nas escolhas acima mencionadas.